Defesa de Mestrado de Lorena de Fatima Araujo Paiva

11/04/2024

Dissertação: Narrativas sobre a violência contra a mulher: um estudo sobre a série Bom dia, Verônica

Resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar a abordagem da temática da violência contra a mulher em diferentes perspectivas culturais, com ênfase no cenário contemporâneo da produção audiovisual, particularmente nas plataformas de streaming. A pesquisa explora como essas obras contribuem para ampliar os debates sociais, fomentar conversações e promover o engajamento público, utilizando a narrativa como uma ferramenta poderosa. No contexto da pesquisa, o audiovisual é considerado um agente de construção de representações que atua subjetivamente na formação de valores e crenças coletivas. O objeto analisado foi a série de TV “Bom dia, Verônica”, escolhida por ser uma produção nacional da plataforma Netflix. No ano de seu lançamento, a série recebeu reconhecimento cultural, sendo premiada pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) pelos atores que protagonizaram o casal com problemas de violência doméstica. Após o lançamento da primeira temporada da série, as vendas do livro relacionado à trama triplicaram no site "Estante Virtual". O autor, Raphael Montes, entrevistado para o estudo, destacou que ao final de cada episódio, era exibida uma mensagem de apoio e incentivo à denúncia de casos de violência, resultando em dezenas de milhares de ligações para a central de denúncias. Conforme afirmado pelo autor, todos os casos foram encaminhados para os órgãos responsáveis e capacitados para lidar com esse tipo de situação. A pesquisa identificou que a série abordou elementos próximos à realidade de muitas brasileiras, como o medo de denunciar o agressor, uma realidade enfrentada por 73% das vítimas de violência. Em resumo, o estudo destaca como a produção audiovisual, exemplificada pela série “Bom dia, Verônica”, não apenas impactou o meio cultural com premiações reconhecidas, mas também teve repercussões no mundo real, impulsionando as vendas do livro associado e desempenhando um papel significativo na conscientização, mobilização e apoio às vítimas de violência contra a mulher.

Linhas de Pesquisa: Comunicação e Representação

Data da Defesa: 25 de abril de 2024

Sala: 615-K

BANCA EXAMINADORA