Defesa de mestrado de Thamires Salgado dos Santos Gomes

11/04/2024

Dissertação: Conteúdo Além das Telas: Os Efeitos do Neoliberalismo na Infância Contemporânea

Resumo:  O foco central desta pesquisa reside na investigação da influência do sistema capitalista sobre a produção de conteúdo destinado ao público infantil, resultando em um consumo em larga escala que incide significativamente sobre o desenvolvimento socioemocional e cultural das crianças da primeira infância.  Desta forma, é feita uma análise do sistema capitalista neoliberal, a partir de revisão bibliográfica, situando-o dentro de um contexto histórico evolutivo e examinando sua interseção com a concepção da infância. Em paralelo, foi feita uma pesquisa sobre psicologia infantil, através de disciplinas sobre o tema e revisão bibliográfica, para entender possíveis efeitos da programação audiovisual infantil sobre as crianças. Observa-se que o desenvolvimento infantil, a partir de uma perspectiva de cultura e identidade, sempre esteve influenciado pelo sistema econômico vigente. Com o surgimento das novas mídias, a globalização e a ascensão do capitalismo de vigilância, o controle sobre a padronização da infância e, por extensão, sobre o conteúdo e produtos veiculados ao público infantil dominou o mercado. Foram analisados 10 canais de maior audiência da plataforma youtube com conteúdos destinados à infância, destes 10, 3 tiveram um episódio transcrito e estudado por meio da bibliografia da psicopedagogia, a saber: Luccas Neto/ Luccas Toon; Maria Clara e JP e, exclusivamente, o canal infantil de maior audiência no mundo: Kids Diana Show. Por meio da utilização do software Iramuteq, a pesquisa identificou as palavras e discursos mais recorrentes nos principais canais digitais brasileiros voltados para o público infantil, analisando assim os meandros e impactos da reverberação em massa destes pensamentos, ideais e desejos que cercam as crianças em quase todos os canais sugeridos intencionalmente pelos algoritmos. Além disso, a dissertação discute a regulação das plataformas digitais, ressaltando a importância de uma educação familiar que habilite os responsáveis a filtrar os conteúdos disponíveis, promovendo um uso responsável das telas. Paralelamente, são abordadas as implicações da exposição excessiva às telas, destacando-se a necessidade de compreender não apenas a utilização dos dispositivos, mas principalmente a qualidade responsável dos conteúdos veiculados por meio deles. O estudo conclui que há uma reverberação do mesmo discurso e consumo veiculados por quase todos os canais de sucesso (no quesito número de views) nos canais das plataformas digitais voltados ao público infantil.

Linha de Pesquisa: Comunicação e Produção

Data: 30 de abril de 2024

Sala: 617 K

BANCA EXAMINADORA