Mini-curso com professor da Universidade do Arizona

O professor Antonio José Bacelar da Silva, integrante do Center for Latin America Studies at the University of Arizona, vai ministrar o mini-curso “Metodologias Qualitativas para a pesquisa em Comunicação” no PPGCOM/PUC-Rio.

As aulas ocorrem nos dias 8, 15, 22 e 29 de março de 2021, no horário das 9h às 12h. O curso será em português.

O Programa dará certificado para quem frequentar as quatro aulas. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail: ppgcom@puc-rio.br

Bacelar é doutor em Antropologia Linguística e Sociocultural pela Universidade do Arizona e mestre em Estudos de Segunda Língua pela Universidade de Hawai’i em Manoa. No Brasil, fez pós-doutorado em Língua e Cultura na Universidade Federal da Bahia, de 2014 a 2016. Nesse período, realizou pesquisas etnográficas sobre o impacto da campanha eleitoral sobre os eleitores afro-brasileiros em Salvador. O estudo mostrou a luta dos afro-brasileiros para conciliar as ideologias dominantes de raça com as obrigações da cidadania liberal e políticas governamentais sobre ação afirmativa.

Atualmente, ele pesquisa as intersecções de raça, classe e cidadania na participação democrática dentro e fora do Brasil. Seus interesses de ensino e pesquisa também incluem teoria social, métodos de pesquisa qualitativos, linguagem e cultura, identidade (raça, gênero, classe), ideologia linguística e desigualdade.