Programa

Notícias

Alceu abre chamada para dossiê sobre distopia e narrativas contemporâneas

O número considerável de narrativas cinematográficas e literárias que, somando-se a uma vertente significativa do pensamento teórico, apresenta uma visão sinistra do mundo atual e, consequentemente, uma versão distópica do futuro, nos leva a formular uma série de questões.

Uma delas diz respeito ao par utopia/distopia. Se toda utopia nasce da busca imaginária de alternativas à ordem vigente e, portanto, caracteriza-se mais pela negatividade do que pela afirmação de uma sociedade perfeita, utopia e distopia seriam duas faces da mesma moeda? Com a perda de credibilidade do modelo progressivo de futuro, qual o papel político da imaginação utópica? A distopia pode ser lida como uma utopia pelo avesso? Trata-se de um gênero narrativo com características próprias? Como se constrói a relação entre distopia e presentismo no universo ficcional?

Em síntese, o dossiê da edição 43 da Revista Alceu abarca reflexões, em perspectivas diversas, sobre as implicações estéticas, éticas e políticas da representação apocalíptica do futuro, na produção cultural das duas últimas décadas.

O prazo para submissões é até o dia 15 de março através do link: 
ALCEU (puc-rio.br)


PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA
DO RIO DE JANEIRO

Rua Marquês de São Vicente, 225
- Prédio Kennedy - 6° andar Gávea
Rio de Janeiro, RJ - Brasil - 22451-900
Cx. Postal: 38097
tel. +55 (21) 3527-1144 . poscom@puc-rio.br