Defesa de mestrado de Alessandra Cruz

Dissertação: A Rocinha e a Cidade: território, memória e visibilidade em disputa

Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar as estratégias desenvolvidas pelo Museu Sankofa Memória e História da Rocinha na construção, preservação e visibilidade das memórias dos moradores da favela, através de fotografias e recursos audiovisuais que compõem a página de internet do Projeto Memória Rocinha. Para isso, a pesquisa foi dividida em três partes. Na primeira, buscou-se contextualizar a Rocinha na cidade do Rio de Janeiro e compreender como o bairro operário, situado nos arrabaldes da Gávea no início do século XX, tornou-se a maior favela do Brasil, passando a sofrer os estereótipos relacionados a esses territórios. Na segunda parte, é apresentada a agência dos moradores da favela que resolveram contar a sua própria história e, através da memória, reafirmar a presença da Rocinha no espaço citadino. Deste modo eles buscam, nas palavras de Walter Benjamin, contar a história a contrapelo. Por fim, foi feita uma análise do website do Projeto Memória Rocinha, desenvolvido em parceria entre o Museu e o Instituto Moreira Salles. Tomando como base fotografias de Marc Ferrez, Augusto Malta e outros fotógrafos, a página mostra as transformações na paisagem onde está situada a Rocinha desde 1885 até 2015 e traz depoimentos de moradores da comunidade e dos bairros vizinhos sobre os impactos do crescimento da favela e as disputas por sua permanência.

Linha de pesquisa: Comunicação e Produção

Data: 22 de abril de 2021

Hora: 16h

Devido à pandemia, a defesa ocorrerá via plataforma zoom