PPGCOM dá boas-vindas às professoras Patrícia Machado e Bruna Aucar

As professoras Patricia Machado e Bruna Aucar, do Departamento de Comunicação da PUC-Rio, foram aprovadas em processo seletivo e passam a compor o quadro de docentes permanentes do Programa de Pós-graduação em Comunicação da PUC-Rio.

Machado é doutora em Comunicação e Cultura pela ECO-UFRJ, com estágio na Universidade Université Sorbonne Nouvelle Paris 3. É mestre em Comunicação pela PUC-Rio. Atualmente, realiza pós-doutorado no PPGCINE-UFF. A pesquisadora também é membro do Comitê Científico do Colóquio Internacional de Cinema e História (USP), do Conselho Deliberativo da Socine para o biênio 2020-2021 e integrante do Laboratório Universitário de Preservação Audiovisual (LUPA), da Universidade Federal Fluminense. É autora do livro “Cinema de arquivo: imagens e memórias da ditadura militar” (no prelo) e co-organizadora dos livros “Imagens em disputa” (ed.7 Letras, 2018) e do e-book “Archives in moviment: International Seminar on Archive” (ed.FGV, 2017). Atua no campo da Comunicação, com ênfase em estudos de cinema, memória e audiovisual. No PPGCOM PUC-Rio, integra a linha de pesquisa Comunicação e Experiência, com projeto que investiga as relações entre cidades e arquivos latino-americanos.

Aucar é doutora e mestre em Comunicação pelo PPGCOM PUC-Rio. Ministra diferentes disciplinas no Departamento de Comunicação da PUC-Rio desde 2008 e no Programa de Pós-graduação em Comunicação da PUC-Rio desde 2020. A pesquisadora também coordena o Laboratório de Antropologia da Comunicação e do Consumo da PUC-Rio e atua como assistente da Coordenação do PPGCOM PUC-Rio. Sua pesquisa dá ênfase às relações entre narrativas audiovisuais e construção de representações sociais e subjetividades, história dos meios e teorias da Comunicação. No PPGCOM PUC-Rio, integra a linha de pesquisa Comunicação e Representação, com projeto que discute as continuidades e rupturas das televisualidades e do estatuto da experiência do espectador em estruturas forjadas por um ecossistema midiático caracterizado pela hegemonia de redes telemáticas.

As professoras fazem parte do Laboratório de Imagem e Som e do Centro de Memória e Pesquisa Audiovisual do PPGCOM PUC-Rio, inaugurados recentemente. O projeto é coordenado pela Professora Tatiana Siciliano e também conta com a participação da Professora Andrea França. Os núcleos se constituem como polos de reflexão e experimentação sobre os processos de inovação que desafiam o audiovisual contemporâneo e espaços para construção de acervos.