Programa

Notícias

Disciplinas oferecidas pelo PPGCOM no primeiro semestre de 2021

No primeiro semestre de 2021, o PPGCOM PUC-Rio oferece sete disciplinas que contemplam variadas e atuais perspectivas dos estudos do campo da comunicação. As propostas incluem reflexões sobre cultura na América Latina, narrativas midiáticas, gênero policial como expressão da investigação, teorias da comunicação, teorias do jornalismo, além de conteúdos que vão alicerçar metodologicamente as pesquisas. As aulas serão ministradas na modalidade virtual.

Teorias da Comunicação I é obrigatória para alunos de mestrado e Teorias da Comunicação II é obrigatória para alunos de doutorado. 

Abaixo, as descrições e horários das cadeiras: 

METODOLOGIAS QUALITATIVAS PARA A PESQUISA EM COMUNICAÇÃO:

Mini-curso com o professor Antonio Bacelar, integrante do Center for Latin America Studies at the University of Arizona. As aulas ocorrem nos dias 8, 15, 22 e 29 de março de 2021, no horário das 9h às 12h. O curso será em português.

O Programa dará certificado para quem frequentar as quatro aulas. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail: ppgcom@puc-rio.br

Bacelar é doutor em Antropologia Linguística e Sociocultural pela Universidade do Arizona e mestre em Estudos de Segunda Língua pela Universidade de Hawai’i em Manoa. No Brasil, fez pós-doutorado em Língua e Cultura na Universidade Federal da Bahia, de 2014 a 2016. Nesse período, realizou pesquisas etnográficas sobre o impacto da campanha eleitoral sobre os eleitores afro-brasileiros em Salvador. O estudo mostrou a luta dos afro-brasileiros para conciliar as ideologias dominantes de raça com as obrigações da cidadania liberal e políticas governamentais sobre ação afirmativa. Atualmente, ele pesquisa as intersecções de raça, classe e cidadania na participação democrática dentro e fora do Brasil. Seus interesses de ensino e pesquisa também incluem teoria social, métodos de pesquisa qualitativos, linguagem e cultura, identidade (raça, gênero, classe), ideologia linguística e desigualdade.

SEMINÁRIOS AVANÇADOS IV:

Comunicação e cultura na América Latina

Professor Arthur Ituassu - http://www.pos.com.puc-rio.br/br/docente/6/arthur-ituassu

COM 2213 (M/D) – TURMA 2IA – Horário: Terça-feira, de 13h às 16h

O curso pretende estudar teorias e epistemologias da Comunicação por meio de autores latino-americanos. Nesse sentido, a intenção será construir algum tipo de história do pensamento próprio da região relativo a teorias e epistemologias da Comunicação, passando por autores clássicos como Néstor Canclini e Jesús Martin Barbero, e também contemporâneos como Silvio Wainsbord.

COMUNICAÇÃO E PRÁTICAS DE RECEPÇÃO II

Narrativas midiáticas II: tempo presente e história cultural

Professor Everardo Rocha - http://www.pos.com.puc-rio.br/br/docente/9/everardo-rocha

COM 2122 (M/D) – TURMA 2IA Horário: Segunda-feira, de 16h às 19h

O curso pretende investigar aspectos do imaginário que as narrativas midiáticas – anúncios publicitários, revistas, notícias de jornais, telenovelas, seriados, programas de rádio e televisão, filmes, entre outras – fazem circular na vida social, seja no tempo presente seja em suas histórias culturais. Essas narrativas, seus textos e imagens, elaboram um diversificado leque de representações e práticas sociais. Nesse sentido, serão examinados componentes desse universo com base nas escolhas realizadas pelos alunos que irão definir seus respectivos interesses dentro dessa temática mais ampla. A partir de reflexões sobre a complexidade das narrativas e de suas representações, o curso vai debater um conjunto de textos relacionados com estratégias, exemplos, decisões intelectuais e bibliográficas, possiblidades e modos de construção de um artigo acadêmico. A proposta é, portanto, que os alunos desenvolvam seus próprios estudos, que serão discutidos em aula, voltados para as especificidades de cada uma das questões escolhidas.

TEORIAS DA COMUNICAÇÃO II

Professor José Carlos Rodrigues- http://www.pos.com.puc-rio.br/br/docente/14/jose-carlos-rodrigues

COM 2410 (D) – TURMA 2IA Horário: Terça-feira, de 16h às 19h

O curso busca apresentar alguns temas e problemas do universo comunicacional contemporâneo. Aprofundar o estudo de conceitos e teorias elaborados por pesquisadores recentes, que possam ser úteis para a compreensão do panorama da sociedade industrial e da indústria cultural.

METODOLOGIA DA PESQUISA EM COMUNICAÇÃO I E II

Professora Cláudia Pereira - http://www.pos.com.puc-rio.br/br/docente/7/claudia-pereira

COM 2117 (M) / COM 2510 (D) – TURMA 2IA Horário: Quarta-feira, de 13h às 16h

O curso busca, de forma exploratória, aproximar as alunas e os alunos de textos teórico-metodológicos acerca de questões relacionadas à prática da pesquisa acadêmica no campo da Comunicação, com ênfase no método Qualitativo, mas não exclusivamente. Objetiva-se, também, criar um espaço de troca de conhecimentos entre discentes por meio de suas próprias experiências no desenvolvimento de dissertações e teses, e entre discentes e pesquisadoras e pesquisadores experientes que serão convidados a participar de algumas aulas.

COMUNICAÇÃO E CULTURAS CONTEMPORÂNEAS

O gênero policial como máquina de narrar: poéticas da investigação

Professora Vera Follain de Figueiredo - http://www.pos.com.puc-rio.br/br/docente/12/vera-figueiredo

COM 2513 (M / D) – TURMA 2IA Horário: Quarta-feira, de 16h às 19h

O gênero policial, ao incorporar o inquérito como instrumento para se atingir à verdade, em consonância com a ênfase conferida aos métodos de investigação pela modernidade, transformou-se, ao longo do tempo, numa espécie de modelo gerador de narrativas. Reinventado a cada época, o gênero caracteriza-se pelo amplo potencial de reprodução a partir de pequenas variações, adaptando-se bem, por exemplo, ao princípio da serialidade e à transposição para diferentes mídias. Afina-se assim também com uma sociedade regida pela vertigem da reprodutibilidade incessante, mas que não abre mão do inventário e do controle. A analogia entre o detetive e o voyeur, que Hitchcock já explorava no filme Janela Indiscreta (EUA, 1954), pode ser estendida, hoje, àquele espectador que se diverte com a indiscrição, com a possibilidade de devassar a vida privada, o cotidiano do outro, diante de uma tela de televisão ou de computador – as redes sociais oferecem ao detetive/voyeur um vasto campo de observação. No curso pretende-se discutir diferentes poéticas da investigação e suas relações com as práticas paranoicas de leitura. Parte-se da premissa de que enigmas e complôs, a despeito da autoexposição dos indivíduos nas redes sociais e do aperfeiçoamento dos aparatos de vigilância, continuam a desempenhar um papel fundamental não só no domínio da ficção, como no da interpretação dos acontecimentos históricos. Como base para o desenvolvimento das questões levantadas no curso, além da leitura de textos teóricos, serão analisadas em perspectiva comparada narrativas audiovisuais e literárias.

TEORIAS DA COMUNICAÇÃO I

Professora Adriana Braga - http://www.pos.com.puc-rio.br/br/docente/17/adriana-braga

COM 2012 (M) – TURMA 2IA Horário: quinta-feira, de 13h às 16h

A proposta do curso visa a apresentar algumas perspectivas teóricas relevantes ao estudo da comunicação e das mídias. Assim, ao longo das unidades componentes do curso, serão discutidos conceitos, premissas e métodos relativos a cada uma destas vertentes do pensamento comunicacional, de modo a compor um painel abrangente deste campo teórico.

CRÍTICAS DAS PRÁTICAS JORNALÍSTICAS

Teorias do Jornalismo: um percurso histórico

Professor Leonel Aguiar - http://www.pos.com.puc-rio.br/br/docente/15/leonel-aguiar

COM 2120 (M / D) – TURMA 2IA Horário: Quinta-feira, de 16h às 19h

A proposta do curso é realizar uma apresentação dos principais autores e obras que construíram teorias e metodologias para a análise do jornalismo. A partir da apresentação da tese inaugural de Tobias Peucer – “Os relatos jornalísticos”, defendida em 1690, na Universidade de Leipzig –, o curso percorre as obras seminais sobre jornalismo de Otto Groth, Max Weber, Walter Lippmann e Robert Park. Em seguida, o curso avança na direção das teorias que compreendem o jornalismo como forma de conhecimento e dispositivo simbólico que interage no processo de contrução social da realidade. O percurso genealógico proposto encerra-se enfatizando as teorias contemporâneas do newsmaking e suas metodologias de pesquisa.


PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA
DO RIO DE JANEIRO

Rua Marquês de São Vicente, 225
- Prédio Kennedy - 6° andar Gávea
Rio de Janeiro, RJ - Brasil - 22451-900
Cx. Postal: 38097
tel. +55 (21) 3527-1144 . poscom@puc-rio.br